Saturday, May 20, 2006

Maternidades

Agora que a poeira assentou, penso já poder dizer alguma coisa sobre este assunto.
A minha opinião quanto ao encerramento das maternidades é favorável. Porquê? Porque penso que é possível economizar recursos sem prejudicar a qualidade dos serviços de saúde prestados; isto falando a um nível geral, pois, haverá casos em que não acontece exactamente isto ou em que valores mais altos s'alevantam - caso de Elvas.
Como é possível reparar, não faço a mínima referência ao argumento em que o governo diz apoiar-se exclusivamente: a melhoria dos serviços prestados. Em primeiro lugar, porque a qualidade já é tão boa, que é difícil melhorar. Em segundo lugar, a melhorar, certamente não será com o encerramento de materndidades em óptimas condições de funcionamento.
Conclusão: peço ao Governo que deixe de mentir aos portugueses e assuma o verdadeiro motivo desta reforma: economizar recursos. É um motivo nobre e não há que ter vergonha dele. Há apenas que garantir que, com a sua prossecução, não se esquecerá a manutenção do nível de excelência das nossas maternidades.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O Sr. deputado social-democrata Fernando santos Pereira, apresentou um requerimento no Parlamento, para que sejam averiguadas as condições de segurança em quue funcionam dezenas de maternidades privadas, que questiona se estarão mesmo em situaçãolegal e enumera algumas (Público, 14/07/2006, pág. 17).
Ora aí está uma boa questão para o Sr. Ministroa da Saúde. E eu acrescento outra: Quantas maternidades privadas têm, EM PERMANÊNCIA, um médico Obstetra, um médico pediatra e um médico anestesista? Em permanência, 24 horas por dia!!! Quantas têm???
Pela minha parte, e sei do que falo, nem é com essas maternidades que eu estou muito preocupado. Preocupam-me mais, as privadas (seja qual for a capa com que se apresentem) que vão aparecer nos locais onde agoram se encerram as públicas.
É que as maternidades, são um negócio muito promissor, porque se trata de vender actos médicos a pessoas que não estão doentes. É só facturar! O pior é quando, excepcionalmente, aparece alguém que, além de parir, precisa também de cuidados médicos...

June 15, 2006 2:31 AM  

Post a Comment

<< Home

Site Meter