Thursday, June 08, 2006

Mania das Grandezas...

Timor começou há uns dias a sofrer graves problemas políticos, que podiam deitar por água abaixo todo o esforço de democratização feito até agora. O governo timorense, inteligentemente, pediu auxílio militar aos países com quem nutre relações diplomáticas mais próximas para impor a ordem em Díli. Portugal e Austrália foram dois deles.
Nós, portugueses, enchemo-nos de orgulho por ver que uma ex-colónia confia em nós para resolver os seus problemas e, mais que isso, fá-lo invocando uma relação de amizade entre os dois países. Consequentemente, e na senda deste tipo de patriotismo (ou nacionalismo?) que se manifesta particularmente nas vésperas de eventos desportivos, nós queremos chegar ao território e ser tratados como gente grande. Queremos o comando exclusivo das nossas forças. Queremos ter autorização para patrulhar toda a cidade de Díli. Enfim, queremos ser tratados como a Austrália. Mas alguém anda a esquecer-se de uma coisa: para sermos tratados como gente grande, temos que mostrar grandeza que o justifique. Ora, o que são 130 militares (da GNR!) para controlar uma cidade em revolta? Não é um número grande, com certeza. Também não ajudará à grandeza o atraso no envio das tropas e a desorganização de envio de logísitica, assim como a falta dos meios adequados.
Com esta mania das grandezas acabamos por criar uma situação de tensão diplomática com a Austrália. Dizem que não devemos aceitar ser postos sob o comando australiano porque a Austrália não está no território timorense inocentemente; dizem que está lá por causa do petróleo. Até pode ser verdade... Mas tentar mostrar uma posição de força quando se manda 130 soldados é simplesmente ridículo. Os nossos governantes podiam ter-nos poupado a isto.

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Se Timor queria ser independente, também o devia ser quando há guerras!

Abraço

June 10, 2006 1:49 PM  
Blogger Joao A. Correia said...

Os 130 homens não é de agora. Pode-se dizer que poderá muito bem ser um número fetiche para os governos. Veja-se por exemplo que a força enviada para o Iraque também anda pelos 130 homens. Outro factor curioso é que também em Timor foi enviada uma força policial (GNR) contrastando com a Malásia e a Austrália que optaram por forças militares. Mas ainda outro factor coincidente é o facto de também estas duas operações terem sido marcadas por deficiente logística. No Iraque andaram, as nossas forças, andaram cerca de um mês com viaturas italianas e em Timor andam com viaturas que nem se quer são blindadas.
Conclui-se portanto que estas duas operações não passam de simples operações de charme de modo a manter as boas relações diplomáticas com os EUA e com Timor.

June 11, 2006 10:25 PM  
Blogger Daniela said...

Eu não vejo as coisas desse modo. Talvez esteja a ser inocente mas acho que estamos a tentar ajudar ao mandar para lá os tais 130 homens... Sinceramente não concordo que Portugal fique sobre as ordens da Austrália. A que propósito? Eles não são mais do que nós, se estamos lá para ajudar porquê estas fitas todas?

June 18, 2006 10:01 PM  
Blogger Luís Araújo said...

Também acho que estamos a tentar ajudar e concordo com o envio dos homens. Aliás, se virmos bem, de acordo com o Direito Internacional, nós é que estamos a seguir as melhores práticas, nomeadamente por enviar GNR e não forças armadas.
O que eu critico é a posição de força agressiva que Portugal assumiu contra a presença australiana. Essa posição torna-se ridícula pela comparação das forças presentes. Como diz Paulo Gorjão no Bloguítica, "não fala grosso quem quer, fala grosso quem pode. Quando um ministro esquece este princípio elementar está aberto o caminho para uma humilhação." (http://bloguitica.blogspot.com/2006/06/bloco-de-notas-851-actualizado-ao.html)
Quanto ao comando australiano, acho que se justifica por questões práticas de operacionalidade. Porque é que hão-de andar lá 130 homens com comando autónomo? Isso só causaria incidentes.

June 18, 2006 11:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very useful site, nice :)
penis enlargement pill
best penis enlargement pill
natural penis enlargement pill
penis enlargement pill review
do penis enlargement pill work
enlargement penis pills
buy penis pills
cheap penis enlargement pill
penis enlargement pill
penis enlargement pill product
herbal penis enlargement pill
cheapest penis enlargement pill
penis enlargement pills
buy penis enlargement pill
natural penis enlargement
penis enlargement pills online
natural penis enlargement pill
penis enlargement drug
penis enlargement natural
With best regards...

February 14, 2007 4:18 PM  

Post a Comment

<< Home

Site Meter