Friday, September 08, 2006

Acordo na Justiça

Os dois maiores partidos portugueses comprometeram-se num acordo sobre a Justiça e já se começa por aí a analisar qual deles ganhou com isto ou então a criticar a formação de um bloco central que ameaça uma oposição saudável ao Governo.
Na minha opinião, com este acordo só perde o CDS/PP, porque é o único partido que se posiciona como partido de poder e que foi esquecido num acordo que pretende sobrepor-se às trocas de governos. Os outros partidos, PCP e BE, até ganham, porque podem ir por uma estratégia de vitimização. O PSD perde no sentido em que já não pode criticar o Governo acerca da Justiça, mas ganha em credibilidade.
Por outro lado, não é um acordo de âmbito sectorial que denuncia a germinação de um bloco central. Aliás, ainda poderá haver lugar para um acordo no sector da Segurança Social. Penso que este acordo é desejável, dado que o PSD, a meu ver, tem uma proposta bastante interessante e a reforma deste sector é urgente. Mais acordos além deste só serviriam para apagar o PSD e, aí sim, a oposição deixa de ser saudável.

2 Comments:

Blogger Eduardo Barroco de Melo said...

Essa do CDS/PP como partido de poder teve piada :)

September 12, 2006 2:16 AM  
Blogger Luís Araújo said...

"partido que se POSICIONA COMO partido de poder"

Se o é ou não, cabe a cada um de nós fazer a sua apreciação. Eu acho que não é.

September 13, 2006 8:29 PM  

Post a Comment

<< Home

Site Meter