Tuesday, September 05, 2006

Quanto mais barulho, melhor

O título refere-se ao caos que nos últimos tempos se instalou no futebol português. Eu devo confessar que o futebol não me atrai especialmente e por vezes me irrita o exagerado tempo de antena que é concedido a este desporto. Mas não é por isso que quero mais caos.
Eu quero que o Gil Vicente vá para a frente com o processo porque este caso tem potencial para provocar um abanão no sistema do futebol actual. Geralmente, os casos judiciais com origem no futebol, em primeiro lugar são escassos, e em segundo lugar são o típico caso da montanha que pariu um rato. O "apito dourado" já vai por esse caminho, pelo que não se espera nada de especial.
Na minha opinião, o futebol é um mundo pouco transparente e que vive aparte do sistema judicial. Até se podia fechar os olhos a isto se o dinheiro envolvido neste meio fosse de quantias simbólicas. Mas não é, e por isso acho que é urgente haver um caso escandaloso que obrigue o futebol a descer ao nível de qualquer cidadão ou qualquer empresa sujeitos ao nosso ordenamento jurídico. A FIFA comporta-se quase como uma organização internacional supranacional e as entidades internas gerem o sector com uma falta de profissionalismo alarmante capaz de levar a grandes injustiças (por serem grandes as quantias de dinheiro envolvidas). Depois, escudam-se no fanatismo do povo contra qualquer intervenção desfavorável do Governo ou sociedade.
Ao que parece, a UE está com vontade de pôr alguma ordem nisto, e espero que o faça, mas, a nível nacional não vejo grandes melhorias.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

quantias simbolicas...

September 07, 2006 7:07 PM  

Post a Comment

<< Home

Site Meter