Thursday, February 09, 2006

Ainda as caricaturas

O Luís Oliveira já escreveu sobre este assunto e eu concordo com o essencial do seu texto, mas também quero dizer a minha opinião.
Não gosto das caricaturas. Acho que transmitem uma mensagem xenófoba, ainda mais no contexto em que aparecem, e não têm grande valor artístico.
Não gosto da reacção por parte dos ditos ofendidos ou indignados. A violência é a mais primitiva, irracional e, acima de tudo, improdutiva forma de expressar a indignação, para além de se verificar num contexto da mais óbvia manipulação e aproveitamento da devoção religiosa de um povo.
Agora comparo a minha oposição a estes factos e vejo que a publicação das caricaturas não passa de uma questão de gosto pessoal, que eu posso muito bem tolerar e na qual não encontro razões para que outras pessoas não a possam tolerar também, independentemente das suas susceptibilades. Quanto à violência, estamos perante uma situação completamente diferente. Pessoas já perderam vidas, as relações entre países deterioram-se ainda mais, cria-se uma situação de quase guerra de civilizações.
Mais: se as caricaturas não fossem publicadas, o que se ganharia? Nada. Não me venham dizer que teria deixado de se verificar a violência. Mais dia, menos dia, arranjar-se-ia outra forma de exaltar os ânimos dos devotos. Por outro lado, se não houvesse esta violência, vidas não teriam sido perdidas, e as civilizações e os governos dar-se-iam menos mal, digamos.
Por fim, quer a liberdade de expressão quer a negação da violência são valores fundamentais e absolutos, não são? Entao, que discussão é esta que tanto se vê por aí? Quando digo valores absolutos, exceptuam-se, obviamente, as limitações legais. Mas nem a liberdade de expressão nem a negação da violência parecem ser, neste caso, limitados pela lei.
Sobre este assunto, recomendo vivamente este texto, no Abrupto.

1 Comments:

Blogger Bruno Simões said...

não podia deixar de concordar contigo. de facto, o que interessa é que haja um motivo que incite os crentes no Islão a exaltarem todo o seu ódio pelo Ocidente. Acho, ainda, piada ao facto de os governantes Irão acharem "precipitada" a decisão da Dinamarca em retirar os seus representantes no consulado iraniano depois da onde de choque em consequência aos cartoons. Sim, porque não são estes governantes os principais responsáveis pela ira dos seus facilmente exaltáveis "cidadãos"...

Está tudo mal no mundo. que é preciso fazer para o endireitar? será que basta desligá-lo e voltar a ligar?...

February 13, 2006 10:49 PM  

Post a Comment

<< Home

Site Meter